0

Veja o tempo que dura a menopausa e seus sintomas, certamente nada agradáveis

Menopausa não é apenas sobre ondas de calor e mau humor, há muito mais que você deve saber. “Quando eu completei 40 anos, eu me sentia ótima e os 6 anos que se seguiram foram realmente produtivos, gloriosos e radiantes, mas nos meus 47, as coisas começaram a mudar um pouco.

Eu achava que meu ritmo de vida e meu descuido na dieta eram a causa do meu cansaço frequente. Que beirava a exaustão constante e também do nada, comecei a ganhar pouco a pouco mais peso.

No ano passado eu fui ao ginecologista para fazer o checkup e depois de me revisar ele me mandou a laboratório alguns testes como: Densitometria óssea. Perfil hormonal. Ultrassonografia pélvica e mamária. E sangue geral

Então ele retornou ao seu escritório com os resultados de todos os exames, primeiramente, eu estava precisando de cálcio. Bem, eu estava quase indo para uma descalcificação, que susto! Um pouco de ferro baixo e a grande surpresa: a menopausa estava começando. Essa foi uma grande novidade!

Cerca de dois anos antes, o mesmo médico havia me dito que achava que, dada a minha história e aparência, a menopausa demoraria uns 10 anos para chegar, mas não! Ela já estava na porta.” A menopausa é conhecida no momento em que a menstruação desaparece pelo menos nos últimos 12 meses consecutivos.

E é quando chegam aos 50 que a maioria das mulheres experimenta isso, obviamente com seus respectivos casos particulares e exceções. A questão é, em torno desse desaparecimento da menstruação, vários sintomas ocorrem e não apenas as famosas ondas de calor ou mudanças de humor.

Há “outros sintomas” que, se você é uma observadora, pode perceber em seu corpo e não confundi-los com outra coisa senão a menopausa, como era o meu caso. Quando os ovários param de produzir estrogênio, muitas funções em nosso corpo são interrompidas, por exemplo:

O coração, os ossos, os seios, o útero, o sistema urinário, a pele e o cérebro, é muito forte a mudança que estamos experimentando.

Os “outros sintomas”: Batimentos cardíacos irregulares. Problemas Digestivos. Um pouco de dor ao urinar. Pele seca, olhos e boca. Coceira. Suores noturnos. Calafrios. Dores nas mamas. Perda de libido e Secura vaginal.

Além disso, muitas outras mulheres podem sentir dores musculares e articulares, problemas de concentração ou lembrar de coisas, perder cabelo, podem aumentar ou perder peso. Há também menção de que a duração da menopausa pode variar significativamente de mulher pra mulher.

Assim como há algumas que ao ano não volta a ter seu período novamente, tudo acaba e são muito felizes e há outras que o processo dura até 10 anos. E elas sofrem de muitas doenças. Cada uma de nós é diferente e devemos ter muita paciência.

O que pode tornar esse período mais suportável? O que nós todas já sabemos: cuidar da nossa dieta, fazer exercícios, mas acima de tudo, desenvolver alguma atividade excitante que te distraia. E mantenha-se ocupada, lembre-se de que sua atitude faz diferença nisso e em tudo que vale a pena na vida.

Os sinais que a menopausa envia alguns anos antes: É um estágio que aos 50 anos e conhecê-lo bem fará com que você o enfrente sem alterar muito a sua qualidade de vida. Entre 2 e 5 anos antes você já pode começar a suspeitar com certos sinais.

1/5- O ciclo muda. Os ciclos estão ficando mais curtos: Nos primeiros meses (entre 6 e 12) da pré-menopausa, os ciclos menstruais ainda podem ser regulares, mas eles não duram mais, em média, 28 dias, mas um pouco menos.

A razão é que o ovário deixou de ser regular em suas funções, já que a carga de estrogênio e progesterona diminuem. Pela mesma razão, pode haver limitações e, em outros momentos, sangramento muito intenso.

2/5- Sua regra é diferente. Você tem regras irregulares: Durante a fase intermediária da perimenopausa (que dura cerca de 2 a 4 anos), você pode ter ciclos mais curtos, como vimos, mas também pode acontecer de você não ter menstruação por vários meses.

Você notará que a própria regra muda em quantidade de hemorragia (pode aumentar ou diminuir) e também no tipo (aparição de pequenos coágulos, por exemplo).

3/5- Você nem sempre percebe: Estima-se que até 15% das mulheres não sintam nenhum desconforto ou sinal perceptível antes de chegar na menopausa.

4/5 E de repente … dor de regra: Nesta fase, há coisas positivas como alguns distúrbios que melhoram, mas também é certo que outros pioram. Algumas queixas pré-menstruais, como dor pélvica e sensação de aperto nos seios, podem diminuir.

No entanto, ao mesmo tempo, outros sintomas vasomotores podem aumentar, como dores de cabeça, suores ou ondas de calor, que também podem aparecer durante o dia e se tornar mais intensos e frequentes.

5/5 Pele seca e membranas mucosas: Estar um ano sem seguir a regra é o sinal final para considerar que a menopausa chegou. A fase tardia da perimenopausa começa com a última menstruação e ocorre durante o primeiro ano contínuo sem ter o período.

Uma vez que este tempo tenha passado, considera-se que você já entrou no estágio da menopausa. Nesta fase tardia, geralmente há um aumento nos sintomas vasomotores que já explicamos. E alguns problemas de pele e membranas mucosas secas podem surgir. Isso pode causar desconforto durante a o ato intimo.

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *