0

Entenda por que é errado lavar o arroz antes de cozinhar; NUNCA mais faça isso

Cuidar da saúde é essencial, principalmente em meio à pandemia, momento em que todos precisam manter o organismo em boas condições e com a imunidade em alta. Com determinadas medidas de higiene e seguindo as maneiras mais adequadas de lavar os alimentos, é possível manter a saúde em dia e equilibrada.

Uma das diversas dúvidas de quem cozinha em casa, por conta própria, é quanto à lavagem do arroz. Esse grão, que é comum na mesa de boa parte dos brasileiros, é responsável por fornecer energia e excelentes nutrientes ao organismo, já que é uma rica fonte de potássio, fósforo, ferro, magnésio e inúmeras vitaminas. Sabendo como manusear e prepará-lo do jeito indicado, seus benefícios podem ser ainda mais aproveitados e absorvidos pelo organismo.

O arroz, que é uma excelente pedida na hora do almoço, do jantar e até em ocasiões festivas, é cercado por uma lenda falsa de que deve ser lavado antes de seu preparo.

É comum o habito de lavar o arroz antes do cozimento, mas o que muitos não sabem é que, além de não ser necessário lavar os grãos de arroz, junto com a água também se escorre uma boa parte de suas vitaminas e seus nutrientes.

Nutricionistas informam em suas enciclopédias que o arroz não precisa ser lavado anteriormente ao preparo, pois, assim como é não perecível, também não está listado entre os alimentos que possuem em sua superfície um ambiente preferencial às bactérias.

E, mesmo que fosse, o cozimento, por ser feito em temperatura alta e dentro de alguns minutos, já é o suficiente para eliminar qualquer eventual micro-organismo que porventura esteja presente no grão.

Outra desvantagem de lavar o arroz é que isso acaba deixando os grãos grudados e as vezes ficam bem “papados” após o cozimento. Por isso também, além de ser mais prático, é recomendado não lavar o arroz antes do seu preparo.

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *