0

Dermocosméticos: o que são e quais os benefícios ao usar

Você sabia que existe muita diferença entre dermocosmético e cosmético? Veja a seguir: Os produtos dermocosméticos são aqueles que possuem mais de uma função para tratar a pele. Por exemplo, em um mesmo produto pode haver ação hidratante e tratamento para rugas e acne.

A variedade é imensa e o uso deve ser feito com acompanhamento profissional para fazer a escolha certa e aplicar de modo eficiente. Esses produtos também têm outro diferencial. Eles são registrados como grau 2 pela ANVISA, o que quer dizer que precisam de aprovações científicas especiais quanto à sua eficácia e segurança.

Benefícios dos dermocosméticos

Para fazer o uso desses produtos você deve, primeiramente, consultar um dermatologista. Esses produtos são uma opção intermediária entre os cosméticos e os medicamentos, por isso devem ser usados com cautela e acompanhamento profissional. Seguindo essas orientações, os benefícios são:

1. Beleza e tratamento: O grande benefício dos produtos dermocosméticos é que eles atuam de forma completa. Ao mesmo tempo em que atuam na beleza da pele, deixando-a mais hidratada e viçosa, também agem com algum tipo de tratamento específico, conforme necessidade.

2. Controle de oleosidade: Muitos produtos destes oferecem ação de controle da oleosidade, corrigindo as imperfeições deixadas por esse problema, como acne e manchas. Eles reduzem aquele brilho excessivo, deixam os poros menos aparentes e clareiam, deixando a pele mais homogênea.

3. Hipoalergênicos e para todos os tipos de pele:
Seja qual for o seu tipo de pele, existe um produto dermocosmético feito para você. Esses produtos, por serem terapêuticos, são isentos de aditivos desnecessários usados nos cosméticos apenas para melhorar a aparência e o aroma.

Eles não contêm corantes, aromatizantes nem outros químicos. Somente os necessários para a finalidade de cada produto. Além do mais, existem dermocosméticos para cada tipo de pele e com ação contra alergias, garantindo um melhor resultado quando utilizados da forma correta.

4. Melhoram as linhas de expressão: Os produtos chamados anti-idade são dermocosméticos muito procurados, em especial por pessoas a partir dos 30 anos. Além da ação cosmética mais superficial e imediata, eles estimulam a produção de colágeno e elastina. Além de promoverem a renovação celular para que a pele volte a ser mais jovial quanto possível, conforme cada caso.

Diferença entre dermocosméticos e cosméticos:
Como você viu no início, esses produtos se caracterizam por atuarem com mais de uma finalidade ao mesmo tempo, oferecendo tratamentos mais profundos e prolongados.

Já os cosméticos são produtos de ação imediata, pois agem na epiderme, que é a camada mais superficial da pele, e com apenas uma finalidade.

Melhores dermocosméticos para o rosto: Existem produtos para diversas finalidades, então a lista é imensa e o ideal é que a decisão seja feita junto com seu médico ou esteticista. Porém, vale lembrar que cada tipo de pele precisa de uma textura diferente de produto para que o resultado realmente aconteça. Veja alguns tipos e fale sobre eles com o seu dermatologista para que ele diga se serve ou não para o seu caso.

Peles oleosas: Se a sua pele é oleosa, busque por produtos que tenham textura de mousse, que é bem leve; também os que são fluid, que é absorvido rápido. Tem ainda as opções em aquagel, ideais para peles acneicas. Hidratantes rejuvenescedores em textura de sérum são outra recomendação.

Peles mistas e sensíveis: A pele mista costuma ser oleosa na zona T (testa, nariz e queixo) e mais seca nas demais regiões. A pele sensível também precisa de cuidados especiais. Por isso, seja qual for a finalidade do seu dermocosmético, ele deve ter uma textura mais leve, como sérum ou bálsamo.

Peles secas: Quem tem pele seca pode se ver livre da oleosidade excessiva, porém, sofre com o surgimento precoce de rugas, por isso necessita manter um bom tratamento com dermocosmético diariamente. Esse tipo de pele precisa ser muito bem hidratada, então as texturas ideias são de loção hidratante e filtro solar hidratante.

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *