0

Descubra o que a cor da sua urina pode dizer sobre a sua saúde

Neste post, vamos falar de mais um assunto bem delicado, mas super importante: Xixi! Quem achava que eram só as cores do seu cocô que diziam algo sobre sua saúde, se enganou. É bom ficar de olho e não desprezar o seu querido xixi, esse liquidozinho constantemente amarelado que pouca gente dá bola, mas que é um importante indicador sobre sua saúde.

Apesar de ser algo um tanto quanto “nojento”, é bom aprendermos a encarar o tema com naturalidade, já que é algo comum a todos nós. É bom aprender a vencer qualquer tipo de barreira que você tem sobre conferir como anda a sua urina e passar a criar o hábito de dar aquela olhadinha no vaso antes de dar descarga. Isso pode ajudar a antecipar algumas doenças ou até identificar alterações na sua alimentação.

Confira quais são os tons do seu xixi e o que ele pode dizer sobre a sua saúde.

Ligeramente amarelo
Vamos partir do tom ideal. A coloração levemente amarelada é a mais aconselhada e indica que você está bebendo uma boa quantidade de água por dia. Isso quer dizer que as toxinas e minerais estão sendo bem diluídos na sua urina.

Transparente
Essa cor pode indicar que você está bebendo líquidos demais e isso pode resultar nos seus rins retirando o líquido que precisam da corrente sanguínea. Porém, se a coloração persistir, é bom prcurar um médico, pois pode indicar um quadro de diabetes descontrolado.

Amarelo escuro
A situação aqui é o oposto da anterior: água de menos. Com isso, o xixi fica concentrado de ureia e outras toxinas, aumentando os riscos de desidratação e de pedra nos rins. Fique atento e capriche na quantidade de água diária!

Laranja
Se for um alaranjado fraco, pode significar uma alteração na sua alimentação. Sinal de que está comendo legumes como cenoura e abóbora em excesso, o que não preocupa. Também pode ser resultado de ingestão de remédios ou suplementos vitamínicos. Mas se a cor for um laranja forte, pode ser sinal de doença no fígado ou vesícula.

Vermelho
Apesar do susto, essa cor pode indicar apenas que você exagerou na beterraba na hora do almoço ou comeu frutas vermelhas em demasia. Porém, se esse não for o caso, pode ser um indicador de presença de sangue na urina. Procure um médico para tirar a dúvida.

Acastanhado
Pode ser sinal de problema no fígado ou grave desidratação. Pode conter vestígios de sangue e indicar um cálculo na vesícula biliar, com pedras a caminho da sua bexiga ou rins. A dor deverá ser o próximo sinal. Beba bastante água para não chegar a esse quadro.

Azulado ou esverdeado
Esses tons podem ser sinal da presença do corante azul de metileno, usado em algumas medicações. Leia a bula para tirar a dúvida. Também pode indicar infecção bacteriana. Outro motivo pode ser alimentação rica em aspargo ou até um gole de cerveja verde irlandesa.

Espumoso
Não chega bem a ser um tom, mas é uma mudança que precisa ser observada no seu xixi. Mesmo que seja comum aparecerem espumas ao cair o líquido no vaso sanitário, é bom prestar atenção se as bolhas forem em excesso, pois pode ser um sinal de problema rena ou de proteína sendo eliminada. Talvez seja a hora de mudar a dieta.

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *