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Como não engordar no Natal: as 4 dicas mais importantes

Quando chega o mês de dezembro, muita gente entra em desespero com medo de engordar horrores e deixar todo o esforço do ano ir por água abaixo. Mas a verdade é que não precisa ser assim. É claro que fica bem mais difícil resistir a tantas festas e encerramentos do trabalho, dos grupos de amigos, família e outros, mas se tiver um pouco de cuidado e disciplina, dá para manter o peso. No máximo, vai aumentar um pouquinho, mas nada tão difícil de eliminar logo em janeiro. Então, para ajudá-lo nesse desafio, veja 4 dicas bem importantes de como não engordar no Natal.

Como não engordar nas festas do fim do ano: Uma fatia de chocotone aqui, uma taça vinho ali, depois um pedaço de pudim… Até aí não tem problema. É Natal e você merece. Mas se o seu objetivo for manter o peso, ou não ganhar mais de 2 quilos para que seja mais fácil eliminar depois, vai precisar de um pouco de esforço. Para facilitar, tenha em mente que se seguir essas 4 dicas, vai dar tudo certo.

1. Não exagerar nas quantidades de comida: Para não engordar no Natal, quando estiver nas festas, você pode comer de tudo um pouquinho, mas esse pouquinho precisa de bom senso. Ou seja, não mais do que uma fatia de cada coisa, se tiver uma mesa farta na sua frente. Assim, você vai ter o prazer se sentir o sabor de tudo, mas sem sentir a culpa de ter comido demais.

Uma dica legal para ser mais fácil resistir ao banquete é nunca ir com fome para a festa. Esqueça a ideia de deixar para comer à noite. Faça todas as refeições do dia normalmente e, de preferência, coma uma fruta ou uma salada logo antes de sair de casa. Ajuda muito.

2. Cuidado com as bebidas alcoólicas: As bebidas alcoólicas são ricas em açúcar, que se você não gastar energia, vai ficar acumulado no seu corpo na forma de gordura. Além do mais, o álcool incha. Então, se você tem problemas com retenção de líquidos, tome ainda mais cuidado.

Isso quer dizer que você pode tomar uma cerveja, um vinho ou espumante em cada festa que participar. Mas, de novo, o que importa é não exagerar. Intercale cada taça com um copo de água para ir eliminando rápido, e beba bem devagar para que cada copo dure bastante tempo. Essa é a estratégia para quem não resiste a uma bebidinha nessa época.

3. Dar preferência para delícias fit: Outra dica essencial para não engordar no Natal é que, sempre que for possível, escolha as opções menos calóricas para comer. Isso é possível mesmo quando não é você o responsável pelo cardápio. Veja alguns exemplos:

– Na hora de comer o peru, o chester ou o frango, pegue carne pura, sem gordura e sem pele. Evite também o molho gorduroso.
– Se tiver opções integrais, como arroz integral, massa integral e grãos inteiros, como as lentilhas, prefira esses pratos ao invés dos refinados, como arroz branco, macarrão comum e pão comum.
– Na hora de escolher entre panetone ou chocotone, vá de panetone. É preferível comer as frutas cristalizadas, mesmo que estejam envoltas de açúcar, pois são mais nutritivas do que as caldas de chocolate.
– Entre um suco e um refrigerante, prefira o suco. Se não tiver, intercale o refri com copos de água pura para manter o corpo hidratado e eliminar o açúcar do refri o quanto antes.
– Prefira não comer rabanada, a menos que seja de forno. As versões fritas são bem mais calóricas, especialmente quando têm leite condensado e mais um monte de açúcar. Se não puder resistir, coma só uma para saciar a vontade.
– Quanto aos petiscos, prefira opções saudáveis como azeitonas, tomate seco, queijos magros, torradinhas integrais, patês naturais e oleaginosas (nozes, castanhas). Se tiver um azeite de oliva para colocar um fio por cima, ótimo. É bem saudável.
– Evite ao máximo os embutidos, como linguiças, salsichas, presuntos e bacon. Eles não só engordam, como incham, pois dificultam o trabalho do seu fígado e rins.
– Se for você a fazer a ceia, dê sempre preferência para receitas assadas ao invés de fritas, e escolha ingredientes integrais, como açúcar demerara, trigo integral, aveia, arroz integral, quinoa e polvilho.
– Para os temperos é a mesma coisa: prefira tudo natural, evitando os tabletes de caldos industrializados que fazem o corpo inchar e reter toxinas. Quando for usar chocolates, prefira as versões com mais cacau.

4. Não abandonar os exercícios físicos: É bem comum que até as academias parem de trabalhar naquela semana entre Natal e ano novo, mas nem por isso você precisa parar. Estando no verão é bem mais fácil levantar de manhã e sair para uma caminhada. Assim, você já queima as calorias extras da noite anterior ou as que ainda vai ingerir ao longo do dia.

Se não puder sair, faça uma atividade em casa, pois até a faxina está valendo. O importante é não ficar parado no sofá o dia inteiro, pois assim, tudo o que você comeu vai virar gordura acumulada.

Seguindo essas dicas essenciais de como não engordar no Natal, você vai sentir orgulho do seu esforço quando chegar janeiro, e vai ser bem mais fácil voltar para a rotina normal. Só depende de você.

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