0

Como limpar banheiro com vinagre: 6 dicas simples que funcionam

Pelo menos uma vez por semana é bom fazer uma faxina completa no banheiro. Isso quer dizer que ele precisa ser desinfetado para matar germes, bactérias e fungos que surgem por causa da umidade e da sujeira de modo geral. No mercado há muitas opções de produtos desinfetantes, mas se quiser uma opção natural, é possível limpar banheiro com vinagre. Veja como.

Por que é bom limpar banheiro com vinagre? Limpar banheiro com vinagre é uma boa saída quando não tem por perto um produto com ação mais potente, como por exemplo a água sanitária.

Além do mais, quem sofre com alergias respiratórias sabe o mal que os produtos de limpeza convencionais podem fazer. O “cheirinho de limpeza”, conquistado com a adição de aromas artificiais, serve para mascarar o aroma dos produtos químicos que danificam o trato respiratório.

Além de antialérgico, o vinagre é naturalmente biodegradável e tem um preço muito acessível, seu cheiro característico desaparece em pouco tempo, podendo ser utilizado até por crianças. E por falar nelas, o risco de acidentes por ingestão ou queimaduras é zero.

Também o meio ambiente é prejudicado pela utilização dos produtos de limpeza químicos. A grande maioria não é biodegradável, o que quer dizer que o produto que você usou e ficou no pano ou escorreu diretamente para o ralo, vai para as águas.

Receitas com vinagre branco para o banheiro: Então, que tal acabar com os germes, dar brilho e clarear o banheiro utilizando somente produtos naturais, como o vinagre, o bicarbonato de sódio e o limão? Veja as receitas.

1. Vaso sanitário e bidê desinfetados e branquinhos: Se você já sentiu enjoo, olhos ardendo ou dor de cabeça depois da limpeza, saiba que o cloro é um dos grandes vilões. Essa dica é muito simples e pode ser feita todas as noites, antes de dormir.

Materiais: Borrifador; Vinagre branco de álcool.

Modo de aplicação: Coloque o vinagre de álcool no borrifador e borrife por toda a parte interna do vaso, generosamente. Dê descarga novamente em uma hora. Se você quiser, pode deixar toda a noite e retirar pela manhã.

2. Espelho limpo e sem manchas: Limpa-vidros pode até funcionar, mas o vinagre também oferece um ótimo resultado.

Materiais: Borrifador; Vinagre de álcool: 1 xícara; Água filtrada: 1 xícara; Papel-toalha, pano de microfibra ou jornal.

Modo de aplicação: Adicione a água e o vinagre no frasco do borrifador, tampe e agite. Aplique no espelho e retire com papel-toalha, pano ou jornal, sempre trocando quando estiver molhado. Vai ficar um brilho! Use também nas janelas.

3. Banheiras higienizadas: Para quem tem esse privilégio, um bom banho de banheira ao final do dia é extremamente relaxante, mas não se descuidar da higiene. Abuse do vinagre para deixar a banheira perfeita para os banhos.

Materiais: Balde ou bacia pequena; Vinagre branco de álcool: 2 xícaras; Bicarbonato de sódio: 4 colheres (sopa); Bucha.

Modo de aplicação: Com cuidado, dilua o bicarbonato de sódio no vinagre, dentro da bacia ou balde – lembre que a junção desses dois produtos causa uma reação química que forma uma espuma bem alta.

Aplique em toda a superfície da banheira, esfregando com a bucha, e deixe agir por uma hora. Enxague e pronto. Sua banheira estará desinfetada, branquinha e brilhando novamente.

4. Azulejos desengordurados e brilhantes: Os banheiros e lavabos que ficam próximos de cozinhas e áreas de festas também ficam com as paredes engorduradas com o passar do tempo.

Materiais: Borrifador; Vinagre de álcool: 2 xícaras; Água: 1 xícara; Papel-toalha ou pano de microfibra.

Modo de aplicação: Misture a solução no frasco do borrifador, feche e agite. Aplique generosamente sobre os azulejos, retirando em seguida com o papel ou pano. Se tiver muito limo, aplique o vinagre puro e deixe agir por meia hora antes de aplicar essa solução.

5. Torneiras brilhando e sem limo: Limpar banheiro com vinagre também é caprichar nas torneiras que vão acumulando limo com o passar dos dias. Assim sujas, elas deixam o banheiro todo com aspecto de sujo.

Materiais: Escova de dentes com cerdas macias; Vasilha plástica pequena; Vinagre de álcool: 1 xícara; Suco de limão: de 1 unidade.

Modo de aplicação: Numa vasilha plástica, misture o vinagre e o suco do limão. Mergulhe a cabeça da escova de dentes na mistura e esfregue as partes necessárias. Deixe agir por 5 minutos. Reaplique a seguir em toda a torneira, para dar brilho. Enxague e confira o brilho.

Atenção: É muito importante lavar bem as mãos depois de manusear o limão, pois ao se expôr ao sol, pode manchar a pele.

6. Pia sem manchas: Não é apenas o vaso sanitário que acumula bactérias. A pia do banheiro contém uma quantidade inacreditável de sujeira. Para acabar com ela, faça a seguinte receita:

Materiais: Balde ou bacia; Vinagre de álcool: ½ xícara; Água: ½ xícara; Bicarbonato de sódio: 1 colher (sopa); Suco de limão: de 1 unidade;
Bucha.

Modo de aplicação: Misture os ingredientes na bacia, lembrando que o vinagre e o bicarbonato reagem entre si, formando uma espuma. Esfregue a pia com a bucha e deixe agir por 10 minutos. Enxague e pronto.

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *