0

Como fazer bacalhau com creme de leite: 3 receitas deliciosas

Em Portugal esse prato se chama bacalhau com natas, o que no Brasil é a mesma coisa que bacalhau com creme de leite, que você conhece bem. Então, veja as opções de receitas a seguir, confira os ingredientes, e escolha uma para ver se o pessoal de casa vai gostar.

Receitas deliciosas de bacalhau com creme de leite: Tem receita com batatas cozidas, batatas fritas ou purê de batatas. O tipo de molho com creme de leite também varia, conforme seu gosto. Se quiser, pode substituir a batata comum por outros tipos para ver como fica, como batata-doce ou batata baroa, por exemplo.

Bacalhau gratinado com batatas fritas: Essa é a versão bem tradicional portuguesa, então para servir com esse sabor internacional, use todos os temperos indicados abaixo.

Ingredientes: Alho picado: 3 dentes; Azeite: 125 ml+ para pincelar; Bacalhau dessalgado: 4 postas; Creme de leite: 250 ml; Cubos de batata: 1 quilo; Farinha de trigo: 40 gramas; Gotas de limão: a gosto; Leite: 250 ml; Louro: 1 folha; Manteiga: 40 gramas; Noz-moscada: a gosto; Óleo: para fritar; Pimenta: a gosto; Queijo ralado: a gosto; Cebolas médias em meia lua: 2 unidades; Sal: a gosto;

Modo de preparo: Preaqueça o forno a 220 graus. Ponha o bacalhau a cozinhar, por cerca de 5 minutos, numa panela com água. Coloque somente a água necessária para tampar o bacalhau. Decorrido esse tempo, passe o bacalhau para um prato para amornar. Guarde a água do cozimento. Estando o bacalhau já frio, tire a pele e as espinhas, depois desfie a carne.

Passe para as batatas: frite-as em óleo bem quente. Coloque-as para escorrer num prato com papel-toalha. Em seguida, coloque a manteiga numa panela para derreter. Acrescente a farinha de trigo, dando uma mexida. Sempre mexendo, adicione o creme de leite, a água do cozimento e o leite. Tempere com limão, sal, noz-moscada e pimenta, assim que levantar fervura. Misture bem e remova do fogo.
Usando outra panela, coloque para refogar o louro, as cebolas, os alhos e o azeite. Assim que a cebola dourar, pode por o bacalhau para refogar também.

Após alguns instantes, remova o louro e junte a batata frita. Misture tudo. Coloque 2/3 do molho bechamel, mexa e afaste do fogo. Dê algumas pinceladas com azeite numa refratária. Pode colocar o bacalhau e, por cima dele, o molho. Espalhe queijo ralado para finalizar e leve ao forno para gratinar, durante pouco mais que 15 minutos. Bacalhau com creme de leite e batatas cozidas

Nessa receita, a sugestão é usar batatas cozidas e o modo de preparo é mais prático e rápido. – Ingredientes: Azeite: 5 colheres (sopa); Batatas cozidas em cubos pequenos: 6 unidades; Sal: 1 colher (chá); Cebolas fatiadas: 2 unidades; Alho amassado: 3 dentes;
Bacalhau dessalgado: 4 xícaras; Creme de leite: 1 lata; Queijo parmesão ralado: 4 colheres (sopa).

Modo de preparo: Em uma frigideira grande, aqueça 3 colheres (sopa) de azeite e coloque as batatas. Acrescente o sal e mexa até dourar, com cuidado para não desmanchar as batatas. Reserve. Em outra panela, aqueça o azeite restante e refogue a cebola e o alho por cerca de 5 minutos. Acrescente o bacalhau desfiado e cozinhe com a panela tampada por cerca de 5 minutos.

Adicione meia xícara (chá) do creme de leite e despeje em um recipiente refratário (19 x 20 cm) untado com azeite. Disponha as batatas reservadas, o restante do creme de leite e o queijo parmesão. Leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até gratinar. Sirva.

Bacalhau com purê de batata e molho branco: Nessa versão, a batata aparece em forma de purê, e o creme de leite faz parte do molho branco e também do purê para ficar mais consistente.

Ingredientes do bacalhau: Azeite de oliva: 3 colheres (sopa); Cebola picada: 2 unidades; Alho amassado: 3 dentes; Pimentão verde picado: 1 unidade; Pimentão amarelo picado: 1 unidade; Tomate sem pele e sem semente, picado: 4 unidades; Bacalhau dessalgado, cozido e desfiado em lascas: 600 gramas; Cheiro-verde picado: ½ xícara (chá); Sal: a gosto.

Ingredientes do molho branco: Margarina: 3 colheres (sopa); Farinha de trigo: 1 ½ colher (sopa); Leite: 2 xícaras e ¼; Caldo de galinha: ½ tablete; Queijo parmesão ralado: 2 colheres (sopa); Creme de leite com soro: ½ lata.

Ingredientes do purê e cobertura: Margarina: 1 colher (sopa); Batata cozida e espremida: 3 ½ xícaras; Sal: 1 colher (chá); Creme de leite: ½ lata; Maionese ou requeijão: para cobrir; Azeitonas pretas e milho: para decorar.

Modo de preparo do bacalhau: Aqueça o azeite e frite a cebola e o alho. Junte os pimentões e o tomate. Acrescente as lascas de bacalhau, o cheiro-verde e sal, se necessário. Refogue até o tomate desmanchar.

Modo de preparo do molho: Derreta a margarina numa panela, junte a farinha e mexa até obter uma pasta. Retire do fogo, acrescente o leite, mexa bem e leve de volta ao fogo. Adicione o tablete de caldo esfarelado e o queijo ralado e mexa até engrossar. Retire do fogo e junte o creme de leite.

Modo de preparo do purê: Aqueça a margarina e adicione a batata e o sal. Acrescente o creme de leite e mexa bem até ficar homogêneo.

Montagem: Unte um refratário com margarina. Forre o fundo com o purê de batata, espalhe o molho branco e, sobre ele, o bacalhau. Distribua por cima algumas colheradas de maionese ou requeijão. Decore com azeitonas e milho, e leve ao forno quente (200 graus) para gratinar.

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *