0

Como clarear pano de prato: 5 receitas caseiras

Os panos de prato são muito úteis na cozinha, não apenas para secar os pratos limpos. Eles também servem para pegar e apoiar panelas quentes, secar as mãos e cobrir aquele bolo que acabou de sair do forno para que não venham moscas. Então, esses panos precisam estar sempre limpos, cheirosos e branquinhos, pois um visual encardido não combina nada com o ambiente da cozinha. Veja abaixo, como clarear pano de prato com receitas caseiras.

Como limpar pano de prato: Os panos de prato são uma grande colônia de bactérias e fungos quando passam mais de dois dias na cozinha. Então, aprender como clarear pano de prato também é aprender a deixá-los limpos de verdade. Vamos às receitas:

1. Bicarbonato e álcool: Todos os ingredientes dessa receitinha ajudam a limpar bem os tecidos brancos dos panos de prato. O bicarbonato e o álcool são os responsáveis pelo efeito clareador.

Ingredientes: Água quente: para encher um balde de tamanho normal; Álcool: 150 ml; Sabão em pó: 2 copos; Bicarbonato de sódio: 2 colheres (sopa).

Modo de preparar: Num balde coloque água quente suficiente para que tape todos os panos de prato que vai lavar; Adicione álcool, sabão em pó de bicarbonato de sódio. Mexa bem; Em seguida coloque todos os panos de cozinha dentro do balde. Se for necessário acrescente um pouco mais de água; Deixe os panos de molho de um dia para o outro. Na metade do dia mexa um pouco e esfregue as manchas mais fortes;
Depois de 24 horas, lave normalmente na sua máquina de lavar. Os panos vão sair brancos e cheirosos.

2. Como clarear pano de prato com vinagre: Essa receita é bem parecida com a anterior, mas também se adiciona o vinagre que é bactericida, branqueador e neutralizador de odores.

Ingredientes: Água: 1 litro; Vinagre branco: ½ de copo; Bicarbonato: 1 colher (sopa); Álcool de cozinha: ¼ de copo.

Modo de preparar: Misture todos os ingredientes em um balde. Deixe os panos de prato de molho nessa solução por 3 horas ou até que as manchas sejam removidas; Depois, enxague o pano mais uma vez para retirar o excesso da solução e deixe secar naturalmente. Não é necessário levar para a máquina.

3. Com água sanitária: Se quiser uma solução mais prática, usando menos produtos, a água sanitária é feita justamente para branquear. Só use essa receita para panos de tecido totalmente branco.

Ingredientes: Água: 1 balde cheio; Água sanitária: 2 colheres (sopa) ou conforme recomendado na embalagem; Sabão em pó: 1 medida.

Modo de preparar: Misture todos os ingredientes no balde e coloque os panos de molho por 6 horas; Depois enxague bem os panos na água corrente e deixe secar ao sol.

4. Com limão: O limão também tem um potencial clareador, pois é bactericida e ajuda a remover o encardido dos tecidos.

Ingredientes: Água: 1 litro; Rodelas de limão: 1 unidade; Detergente líquido: ½ copo.

Modo de preparar: Coloque todos os ingredientes dentro de uma panela mais funda e coloque também os panos; Ligue o fogo e deixe ferver por 10 minutos; Desligue o fogo, retire os panos com ajuda de um pegador e espere esfriar um pouco para não de queimar; Depois torça bem os panos, coloque na máquina para lavar normalmente e leve para secar ao sol.

5. Com água oxigenada: Essa solução é para remover alguma mancha específica do pano, então ele deve estar seco. Só vai precisar aplicar um pouco de água oxigenada sobre a mancha seca e esfregar para ela ir soltando. Depois de bem esfregado, deixe o pano de molho por 2 horas em um balde com um pouco de sabão em pó. Enxague e estenda ao sol.

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *