0

Cientistas explicam o que acontece no seu corpo quando você bebe chá verde todos os dias!

Essa bebida foi uma das mais caras na China Antiga. Só quem conseguia consumi-la eram os ricos e a família real. No entanto, depois da invasão mongol e do seu domínio na China, tornou-se popular e mais acessível.

Hoje é muito fácil compra o chá verde, mas nem todo mundo conhece os benefícios. É justamente por isso que resolvemos escrever esta matéria. O chá verde é riquíssimo em polifenóis. Não sabe o que são polifenóis? Grosso modo, são antioxidantes capazes de reduzir a inflamação, além de combater o câncer.

Mas não é só isso! O chá verde tem altos níveis de outro antioxidante muito especial – a catequina – que ajuda a prevenir os danos causados pelos radicais livres. Ou seja, evita nosso envelhecimento prematuro e muitas doenças.

Agora, se você quer saber o que faz essa bebida ser tão poderosa, lá vai: a epigalocatequina galato (EGCG). Esse composto altamente protetor das células é encontrado numa quantidade enorme dentro desse chá. Isso sem falar da presença de vitaminas e minerais essenciais. Separamos, nesta matéria, algumas razões pelas quais você deve beber chá verde com regularidade:

1. Reduz o risco de diabetes: Beber chá verde reduz o risco do diabetes tipo 2, de acordo com um estudo japonês. No entanto, a ciência ainda precisa se aprofundar nessa descoberta.

2. Reduz o colesterol: O chá verde pode normalizar triglicérides e o colesterol ruim. Ou seja, é perfeitamente indicado para reduzir o risco de doenças no coração.

3. Fortalece o coração: Os compostos polifenólicos e catequinas no chá verde também ajudam a proteger o sistema cardiovascular. Ao reduzirem os níveis de triglicérides e colesterol ruim, também reduzem o risco de ataque cardíaco e derrame.

4. Reduz o risco de câncer: Os antioxidantes presentes no chá ajudam a proteger contra o desenvolvimento de muitos tipos de câncer. Uma pesquisa mostrou que beber o chá reduz o risco de ter câncer de mama em 30%. E outro estudo mostrou que a mesma bebida reduz o câncer de próstata em 40%. Também reduz o risco de câncer colorretal. Ainda assim, muito ainda precisa ser estudado sobre a relação do chá verde com o câncer.

5. Melhora a digestão: O chá verde tem propriedades anti-inflamatórias, por isso ajuda a aliviar os problemas digestivos ligados à colite ulcerativa, à síndrome do intestino irritável e à doença de Crohn.

6. Aumenta a saúde do fígado: Consumir este chá regularmente pode ajudar a reduzir os efeitos do álcool no fígado. A quantidade elevada de catequinas no chá verde também pode nos ajudar a proteger contra tumores.

7. Melhora a função cerebral: A cafeína do chá verde ajuda a melhorar o humor, a memória, o tempo de reação, a vigilância e outros aspectos da função cerebral. E tem mais! O aminoácido L-teanina, presente no chá verde, é excelente para reduzir a ansiedade.

8. Ajuda na perda de peso: Por acelerar metabolismo, o chá verde ajuda a perder peso mais rapidamente. Existem até pesquisas que provam que a bebida ajuda a reduzir a gordura corporal, especialmente na área do estômago.

9. Melhora a saúde bucal: O chá verde contém muitas catequinas que são poderosas o suficiente para destruir bactérias e prevenir vírus como o da gripe. Essas catequinas também podem impedir o crescimento das bactérias prejudiciais primárias na boca. Além disso, beber o chá regularmente ajuda a reduzir o risco de cáries e melhora significativamente a nossa saúde bucal.

Veja outros benefícios do chá verde: Alivia os sintomas da artrite – Trata as verrugas genitais – Previne a gripe e o resfriado – Trata muitos problemas de pele

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

 

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *