0

Chá de maçã verde com cravo-da-índia: desintoxica fígado, controla diabetes e eleva imunidade

O hábito de tomar um chá antes de dormir é bastante comum. Isso, além de melhorar a qualidade do sono, traz vários benefícios para a saúde.

Portanto, se você se preocupa com a sua imunidade, e gosta de alternativas naturais para cuidar da saúde, conheça o chá de maçã verde com cravo-da-índia. Os benefícios da maçã se mantêm intactos quando a fruta é consumida em infusão.

Combinada com o cravo-da-índia, se torna uma excelente bebida natural e que fornece importantes propriedades medicinais. Confira os benefícios individuais de cada ingrediente e aprenda como preparar o chá.

Benefícios da maçã verde: Provavelmente você não ouve sobre maçãs verdes com bastante frequência como sobre as vermelhas comuns. Entretanto, essa qualidade de maçã é rica em vitaminas A, C e K.

Além disso, é uma rica fonte de ferro, potássio, cálcio, antioxidantes e flavonoides. Conheça abaixo, os principais benefícios da maçã para seu organismo.

Fonte de vitaminas A e C: As maçãs verdes são ricas em vitamina C, que protege as células da pele contra a ação dos radicais livres. Com isso, ajuda a retardar o processo de envelhecimento precoce, as olheiras e realça a beleza geral. A vitamina A, que também é encontrada em abundância na fruta, contribui para manter uma pele e visão saudáveis.

Aumenta o metabolismo: As maçãs verdes possuem alto teor de fibras, o que ajuda a aumentar o metabolismo do corpo. Porém, para poder obter todos os seus benefícios, é necessário consumi-la com a casca, inclusive quando utilizada em infusão.

A casca da maçã verde, assim como a polpa, possui fibras que auxiliam no processo de desintoxicação. Além disso, fortalece e melhora o funcionamento do fígado.

Melhora a saúde dos pulmões: Segundo estudo do Department of Food Science and Institute of Comparative and Environmental Toxicology, EUA, as maçãs verdes reduzem o risco de asma. Além disso, de acordo com os pesquisadores, a maçã verde ajuda a reduzir o risco de câncer de pulmão.

Baixo teor de gordura: As maçãs verdes têm baixo teor de gordura, isso ajuda a manter um bom fluxo sanguíneo no organismo. A boa circulação previne doenças cardíacas e derrame.

A maçã verde é rica em vitamina K, que auxilia na cura de coágulos sanguíneos. A fruta também tem a capacidade de diminuir os níveis de colesterol ruim.

Diabetes: A maçã verde contém menos açúcar e muito mais fibras, se comparada com a vermelha. Porém, lembre-se de não remover a casca para aproveitar seus benefícios.

Saúde dos ossos: Além de ser uma fonte excelente de vitaminas e minerais, as maçãs verdes também são ricas em cálcio. Por isso, contribuem para fortalecer os ossos e dentes.

Benefícios do cravo-da-índia: Como já dissemos em algumas matérias anteriores, o cravo-da-índia possui propriedades antibacterianas, analgésicas, anestésicas, antiespasmódicas e estimulantes. Um dos compostos responsáveis pelas suas capacidades medicinais é o eugenol.

Essa substância impede a coagulação do sangue, promovendo a saúde cardiovascular. Em termos nutricionais, o cravo-da-índia contém cálcio, manganês, magnésio, potássio, vitamina K e vitamina V. Além disso, possui altos níveis de ácidos graxos ômega-3. Todos esses nutrientes ajudam a melhorar o funcionamento do corpo.

Saiba mais sobre os benefícios do cravo-da-índia e como ele atua na sua saúde.

Reduz o açúcar do sangue: O cravo-da-índia ajuda a reduzir o açúcar no sangue. Além disso, ajuda a purificar o sangue, deixando a pele mais nutrida e o sistema imunológico mais fortalecido.

Antisséptico e analgésico natural: Devido à presença de eugenol, o cravo atua como antisséptico natural, ajudando a eliminar as cicatrizes da acne.

Ele melhora a saúde da pele e impede o aparecimento de rugas. A infusão de cravo-da-índia também pode aliviar dores de cabeça, cólicas menstruais, febre baixa, dores de dente e dores de garganta.

Sistema digestivo: O cravo-da-índia aumenta a secreção de enzimas gastrointestinais. Desse modo, melhora a digestão, alivia problemas de indigestão, constipação, náusea e dor de estômago. Também acelera o metabolismo, ajudando na rápida queima de gordura.

Outros benefícios: O cravo pode auxiliar na prevenção e tratamento de várias doenças, ajudando, entre outras coisas, a:

– Prevenir e tratar infecções bacterianas, virais e fúngicas
– Reduzir a inflamação
– Favorecer a expulsão de muco
– Eliminar gases do aparelho digestivo
– Eliminar o mau hálito (halitose)
– Evitar inflamação abdominal
– Reduzir cólicas menstruais
– Combater problemas de sono
– Aliviar infecções vaginais
– Controlar a ansiedade e o estresse

Receita de chá de maçã verde com cravo-da-índia: A maçã é uma fruta utilizada para auxiliar no tratamento da constipação, controle dos níveis de glicemia e colesterol no sangue.

Além disso, ajuda na prevenção contra doenças cardiovasculares. O cravo-da-índia possui propriedades antissépticas e analgésicas, além de ser um excelente antifúngico natural.

Ingredientes:

– 1 maçã verde
– 3 cravos-da-índia
– 300 ml de água

Modo de preparar:

1- Lave bem a maçã (lembre-se de preservar a casca), corte em pedaços, remova as sementes e coloque em uma panela.

2- Adicione a água, leve ao fogo e espere levantar fervura.

3- Acrescente os cravos, tampe e deixe ferver por mais cinco minutos.

4- Desligue o fogo, espere amornar, coe e tome na sequência.

5- Caso queira adoçar, use mel orgânico.

Recomenda-se tomar esse chá 30 minutos antes de deitar, porém você pode tomar durante o dia, sem nenhum problema. Os chás oferecem vários benefícios para a saúde e podem ser consumidos diariamente. Porém, tudo o que é em excesso pode fazer mal. Por isso, evite tomar mais do que três xícaras por dia.

Este é um blog de notícias que contém tratamentos caseiros. Eles não substituem um especialista. Consulte sempre seu médico.

Matéria bônus: Sinais infecção Helicobacter pylori. Assista o vídeo:

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *