0

Bolinho de arroz com bacalhau: receitas fáceis para aproveitar as sobras

Resolveu servir bacalhau assado com arroz cozido no almoço de domingo e sobrou? Então aproveite essa comida deliciosa e prepare bolinho de arroz com bacalhau para o almoço de segunda-feira. Vai ser prático, já que os ingredientes estão preparados, só precisa adicionar uns temperinhos, dar liga na massa e assar ou fritar. Fica uma delícia, confira as receitas.

Receitas simples de bolinho de arroz com bacalhau: A receita de bolinho de arroz com bacalhau é bem versátil pois você pode adicionar os temperos que desejar, desde que tenha o arroz, o bacalhau, alguma farinha e ovo para dar a liga. Depois de ter tudo misturado e os bolinhos enrolados, decide se prefere fritar ou assar. Veja algumas sugestões para provar e adaptar conforme os ingredientes que tiver em casa.

Receita básica: Esse são bolinhos fritos que levam o toque especial de sabor das azeitonas para combinar com o bacalhau.

Ingredientes: Arroz cozido: 2 xícaras; Bacalhau desfiado: 1 xícara; Queijo ralado: ½ xícara; Azeitonas picadas: 1 colher (sopa); Cheiro-verde: 1 colher (sopa); Fermento em pó: 1 colher (chá); Farinha de trigo: 3 colheres (sopa); Ovo: 4 unidades; Óleo: o suficiente para fritar os bolinhos.

Modo de preparar: Misture em uma vasilha o arroz, o bacalhau e o queijo ralado; Adicione a azeitona, o cheiro-verde, os ovos, o pimentão e a farinha; Faça uma massa homogênea e divida em pequenas bolinhas; Frite em óleo quente. Escorra em papel-toalha e sirva.

Bolinho incrementado: Se quiser uma receita mais elaborada, com mais ingredientes, veja mais essa sugestão:

Ingredientes: Azeite: a gosto; Cebola em cubinhos: 1 unidade; Alho: 1 dente picado; Bacalhau dessalgado e desfiado: 1 xícara; Arroz branco cozido: 1 ½ xícara; Tomilho: a gosto; Ovo: 1 unidade; Sal: a gosto; Pimenta preta: a gosto; Trigo: 1 xícara; Queijo parmesão ralado: ½ xícara;
Creme de leite: ½ xícara; Fermento: 1 colher (sopa); Farinha de pão: 2 xícaras; Óleo: para fritar.

Modo de preparar: Aqueça uma frigideira, regue com azeite de oliva e refogue bem a cebola; Quando a cebola estiver transparente, adicione o alho e refogue por mais 1 minuto; Junte o bacalhau, o arroz e tempere com sal, pimenta-do-reino e folhinhas de tomilho;
Pulse a mistura em um processador; Disponha em uma tigela, junte o ovo, a farinha de trigo, o queijo parmesão, o creme de leite e o fermento. Misture bem; Formate os bolinhos e passe na farinha de pão; Frite em óleo quente até ficarem douradinhos, escorra em papel absorvente e sirva.

Bacalhau, azeitonas e pimentão: Ingredientes: Arroz cozido: 2 xícaras; Bacalhau cozido e desfiado: 1 xícara; Parmesão ralado: ½ xícara; Azeitona verde picada: 1 colher (sopa); Pimentão vermelho picado: 2 colheres (sopa); Cheiro-verde picado: 1 colher (sopa); Fermento: 1 colher (sopa); Trigo: 3 colheres (sopa); Ovo batido: 1 unidade; Óleo: para fritar.

Modo de preparar: Em uma tigela, coloque o arroz cozido, o bacalhau, o queijo parmesão ralado, a azeitona, o pimentão, o cheiro-verde, o fermento, a farinha e os ovos. Misture bem; Em uma panela funda, aqueça o óleo em fogo médio; Faça os bolinhos com o auxílio de 2 colheres e frite até dourar levemente; Escorra sobre papel-toalha e sirva em seguida.

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *