0

Benefícios da amora para menopausa: Por que incluir essa fruta no cardápio

A amora é uma frutinha muito popular no Brasil e em vários outros países. Além de saborosa e versátil no preparo de receitas doces e salgadas, também é possível usufruir dos benefícios da amora para menopausa, incluindo seus diferentes sintomas. Conheça o que a amora traz de bom para a saúde nesse período complicado para as mulheres e fale com seu médico sobre como usar:

Amora faz bem para menopausa? A fase da menopausa é inevitável na vida das mulheres e traz muitos sintomas decorrentes das alterações hormonais que ocorrem durante esse período.


Dores de cabeça, calorões, alterações de humor, de apetite e de sono são alguns dos principais. Além dos tratamentos médicos, existem também as fontes naturais de propriedades que ajudam a aliviar os sintomas, como é o caso da amora para menopausa. Veja seus benefícios.

1. Fonte de nutrientes: Na fase da menopausa, o organismo começa a passar por uma série de mudanças que incluem a redução na produção e na absorção de muitos nutrientes. Então é preciso manter uma rotina alimentar saudável para repor todos esses nutrientes. No caso da amora, como ela é rica em vitaminas A, B e C, além de possuir cálcio e potássio, é uma boa fruta para consumir diariamente.

2. Prevenção da osteoporose: Como visto acima, essa fruta contém cálcio e potássio, minerais importantes para a formação e manutenção dos ossos. Esse é um ponto importante a lembrar, pois na menopausa esses minerais ficam deficientes no organismo e muitas mulheres acabam sofrendo com a osteoporose.

3. Regulação de hormônios: Para muitos casos, os ginecologistas e endocrinologistas recomendam que mulheres na menopausa façam reposição hormonal, que é um tratamento para regular os hormônios, justamente o foco do alívio dos sintomas.

A amora sozinha não é substituta para esse tipo de tratamento, mas também possui propriedades que atuam na regulação hormonal, então pode contribuir para um melhor resultado.

4. Ajuda a controlar o açúcar no sangue: Outra propriedade bem interessante é sua capacidade de melhorar a produção de insulina que é o hormônio regulador das taxas de açúcar no sangue.

Pode parecer que não tem nada a ver, mas sim, manter a insulina em produção normal também contribui para amenizar os efeitos da menopausa, como por exemplo a facilidade em aumentar de peso que muitas mulheres percebem a partir dessa fase da vida.

5. Regula a microbiota intestinal: Manter o intestino regulado é essencial para viver com qualidade e boa saúde, em especial na fase da menopausa em que o corpo todo está passando por processos difíceis de lidar. Então, como as amoras são ricas em fibras, elas ajudam a regular a microbiota intestinal para fortalecer o sistema imunológico, desintoxicar o organismo e prevenir a prisão de ventre.

6. Controle da pressão e do colesterol: É essencial manter cuidados diário com a alimentação e a prática de atividade física durante a menopausa. Esses cuidados ajudam a prevenir a pressão alta e o colesterol que são problemas sérios envolvendo a saúde do sistema cardiovascular. As folhas de amora contêm uma substância chamada ácido y-aminobutírico que atua no controle da pressão.

Também contam com propriedades que ajudam a reduzir os níveis de colesterol. Assim, a planta ajuda a evitar diversos problemas relacionados com o sistema cardiovascular nas mulheres em menopausa, desde as dores de cabeça até o ganho de peso.

Como tomar: A amora para menopausa pode ser consumida de diferentes formas, mas é importante que, antes de usar, o ginecologista seja consultado, pois é o médico que poderá determinar a quantidade a ser usada por dia, de acordo com as necessidades de cada mulher.

Nas farmácias existe o extrato de amora em cápsulas e as folhas desidratadas para fazer o chá. Você também pode colher as folhas frescas de uma amoreira e usar para fazer chá, suco ou incluir em saladas, depois de lavá-las muito bem. As frutinhas frescas podem ser consumidas ao longo do dia e em muitas receitas diferentes, apenas tenha cuidado com a quantidade de açúcar, pois é uma fruta doce.

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *