0

8 Dicas de como espantar pássaros da sua casa sem machucá-los

Os pássaros são animais lindos e, quase sempre, amigáveis, mas podem ser visitantes bem inconvenientes em muitas casas. Eles fazem muito barulho e podem fazer a maior bagunça com folhas e fezes espalhadas pelo seu quintal e jardim. Além do mais, o acúmulo das fezes nesses animais pode transmitir doenças às pessoas. Então, se está precisando de dicas para espantar pássaros do seu terreno, veja o que pode ser feito, sem machucar as aves.

Dicas para afastar pássaros: Certamente você sabe que os pássaros que ficam perto da sua casa gostam principalmente das árvores ou das plantas que você tem, já que a natureza é o habitat natural deles. Então, eles não estão fazendo barulho e bagunça por mal, por isso, não faz sentido machucá-los para se livrar da presença deles. As dicas a seguir são para que consiga deixar o ambiente incômodo aos pássaros, incentivando-os a ficar em outros lugares longe do seu terreno.

1. Identifique o tipo de pássaro: Essa dica é importante para ter certeza que você não está se envolvendo com um pássaro protegido por lei. Se o pássaro for protegido, provavelmente você não será autorizado a remover os ninhos, portanto tenha certeza que se trata de um animal sem proteção por lei.

2. Remova os ninhos: Pode ser uma tarefa complicada, mas é eficaz. Quando você remove o ninho, o pássaro entende que aquele é um ambiente hostil e muitas vezes procuram outro lugar para fazer outro. Sempre que retirar passe também um desinfetante no local para remover o cheiro e afastar pássaros. Alguns são mais insistentes, como os pardais, que colocam o ninho novamente no mesmo lugar, mas se você retirar o ninho logo no início da sua reconstrução eles desistem e vão embora. Coloque o ninho em outro lugar, não destrua.

3. Remova as fontes de água que atraem os pássaros: Se na sua casa tem uma área onde costuma acumular água, os pássaros podem estar sendo atraídos para lá para beber água ou para utilizar a área para se refrescar. Se for possível, elimine tais pontos de acúmulo de água para conseguir afastar pássaros.

4. Espantar pássaros com repelentes visuais: Você pode simular a presença de predadores no local onde os pássaros se acumulam. Coloque silhuetas de corujas, falcões ou gaviões, mudando-os de lugar com certa frequência para que os pássaros não percebam que é um falso alarme. O melhor é escolher modelos que se mexem com o vento, assim ficam mais realistas e assustam especialmente os pardais com mais eficácia.

5. Repelente sonoro: Existem diversas máquinas que reproduzem o sons repelentes para os pássaros. As aves avisam umas às outras sobre o perigo que aquele som representa, então elas devem ir embora ao ouvirem esse som. Procure identificar o animal para comprar o som certo.

Tem um produto chamado Bird Gard, por exemplo, que é feito exclusivamente para espantar os pardais. Ele emite sons de socorro dos próprios pardais, também pode emitir sons de aves de rapina, que são os predadores, além de sons eletrônicos de acurralamento. Esse aparelho é programável para emitir os sons a cada intervalo de tempo, mantendo os pássaros longe, sem prejudicá-los. Esses sons não incomodam as pessoas nem outros animais maiores.

6. Repelente por odor: Existem alguns repelentes, como o “Afaste”, que repele os pássaros com um odor de canela que eles não gostam. Aliás, é ideal para pombos, pardais, pássaros em geral e também morcegos. É um produto granulado que deve ser colocado em sachês para pendurar em ambientes internos, como forros e telhados. Não é recomendado para grandes áreas, pois nesse caso a eficácia não é a mesma.

7. Pendure tiras de metal ou alumínio: Os pássaros se assustam com objetos metálicos e cintilantes. Portanto, uma boa ideia é prendê-lo próximo do local onde os pássaros se empoleiram ou colocar numa árvore próxima, assim o vento balança o metal e afasta os pássaros.

8. Espantar pássaros com canela: Como existem os repelentes com odor de canela, também parece lógico você aplicar alguma solução caseira com canela nos muros e lugares que os pássaros costumam ficar pousados. Porém precisa ser uma solução mais densa ou pedaços de canela em pau para que o odor permaneça por um bom tempo.

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *