0

20 dicas para você eliminar os gases do aparelho digestivo

Os gases ou os flatos – popularmente chamados de puns – são o ar que se acumula no sistema digestivo e que pode ser liberado através do ânus. Estima-se que um homem libere entre 14 e 25 gases por dia, enquanto uma mulher de 7 a 12 no mesmo período.

Até aí, tudo bem. que soltar gases é importante e é sinônimo de que a sua saúde vai bem, obrigado. O problema acontece quando o ar que deveria ser eliminado fica preso nos intestinos. Isso pode causar dor aguda, cólicas e até inchaço.

A dor do gás preso chega a ser tão forte que pode ser confundida com apendicite, cálculos biliares ou até mesmo com doenças cardíacas. Felizmente, muitos remédios caseiros podem ajudar a liberar o gás preso ou impedir que ele se acumule.

1. Deixe sair: Você já sabe que manter o gás preso pode causar inchaço, desconforto e dor. Então, simplesmente libere o gás.

2. Evacue: Um movimento intestinal pode aliviar o gás. As fezes, ao serem eliminadas, geralmente liberam qualquer gás preso nos intestinos.

3. Coma devagar: Comer muito depressa ou em movimento pode fazer com que a pessoa engula ar, levando a dores relacionadas aos gases do aparelho digestivo. A dica é mastigar cada alimento pelo menos 30 vezes antes de engolir.

4. Evite goma de mascar: Quando você mastiga chiclete, tende a engolir o ar, o que aumenta a probabilidade de gases presos e dores. As gomas sem açúcar também contêm adoçantes artificiais, que podem causar inchaço e gases.

5. Diga não aos canudos: Beber líquidos com canudos faz com que uma pessoa engula ar. Beber diretamente de uma garrafa pode ter o mesmo efeito. A dica aqui é: coloque o líquido em um copo antes de beber.

6. Pare de fumar: O ato de fumar faz com que o ar entre no trato digestivo. Pare de fumar também para eliminar os gases no intestino e estômago!

7. Escolha bebidas não gasosas: Bebidas gasosas, como água com gás e refrigerantes, enviam muito gás para o estômago. Isso pode causar inchaço e dor.

8. Elimine alimentos problemáticos: Para evitar gases, diminua ou elimine a ingestão de: adoçantes artificiais; vegetais crucíferos, incluindo brócolis, repolho e couve-flor; laticínios; bebidas e suplementos de fibras; comidas fritas; alho e cebola; alimentos ricos em gordura; leguminosas, como feijão e lentilha; e alimentos picantes.

9. Beba chá: Alguns chás de ervas podem ajudar na digestão e reduzir rapidamente a dor provocada pelos gases. Os chás mais eficazes são o de anis, camomila, gengibre, hortelã, erva-doce e cravo-da-índia. O anis age como um laxante suave e deve ser evitado se você estiver com diarreia.

10. Coma sementes de erva-doce: Mastigue uma colher (chá )de sementes de erva-doce. Se estiver grávida ou amamentando, não faça isso.

11. Tome suplementos de hortelã: As cápsulas de óleo de hortelã-pimenta são usadas há muito tempo para resolver problemas como inchaço, constipação e gases intestinais. Sempre escolha cápsulas com revestimento entérico.

12. Tome óleo de cravo-da-índia: O óleo de cravo-da-índia trata inchaço, gases e indigestão. Pode também ter propriedades de combate a úlcera.

13. Aplique calor: Se estiver sentindo dores de gás preso, coloque uma toalha de água quente no estômago. O calor relaxa os músculos do intestino, ajudando os gases a se mover, e ainda reduz a sensação de dor.

14. Trate os problemas digestivos: Pessoas com síndrome do intestino irritável, intolerância à lactose ou doença inflamatória intestinal, por exemplo, têm mais inchaço e gás preso. É preciso mudar o estilo de vida e fazer uso de medicação adequada

15. Adicione o vinagre de maçã à água: O vinagre de maçã (puro e se possível orgânico) ajuda a aliviar a dor do gás rapidamente. Adicione uma colher (sopa) de vinagre a um copo de água e beba antes das refeições. Em seguida, enxágue a boca com água.

16. Use carvão vegetal ativado: Tomar comprimidos de suplementos de carvão vegetal ativado antes e depois das refeições pode prevenir gases do aparelho digestivo.

17. Tome probióticos: Suplementos probióticos adicionam bactérias benéficas ao intestino e são indicados para tratar diarreia infecciosa. Algumas pesquisas sugerem que probióticos podem aliviar o inchaço, gases intestinais e dores abdominais.

18. Exercício: Exercícios suaves podem relaxar os músculos do intestino, ajudando a movimentar os gases retidos no sistema digestivo. Faça caminhadas leves depois das refeições.

19. Respire profundamente: Algumas pessoas acreditam que técnicas de respiração profunda podem aliviar a dor e o desconforto dos gases intestinais.

20. Tome o sal de fruta caseiro: Ele é ótimo para tratar a má digestão. A receita é facílima. Como fazer o sal de fruta caseiro: Em um copo de vidro, esprema um limão grande ou dois médios. Em seguida, adicione aos poucos uma colher (chá) de bicarbonato de sódio no suco. A mistura vai borbulhar, por isso é importante colocar o bicarbonato lentamente. Complete com água até chegar à metade do copo e pronto. Tome-o sempre que sentir a digestão difícil.

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *