0

14 benefícios da goiaba para a saúde que poucos conhecem

Que as frutas, em geral, fazem muito bem à saúde, nós já sabemos. Mas algumas delas se destacam pelo número de benefícios que oferecem. A goiaba é um exemplo disso. A começar pela sua capacidade de controlar os níveis de açúcar no sangue, regular a pressão arterial e aliviar a diarreia. E não acabou não.

A goiaba fortalece o sistema imunológico e o sistema digestivo, ajuda na perda de peso, melhora a pele, proporciona alívio da tosse e do frio, combate disenteria e escorbuto (doença causada pela deficiência de vitamina C).

É fonte de energia, fibra alimentar, vitaminas A, B, C, E, além de potássio, fósforo, magnésio, cálcio, sódio e zinco. As folhas da goiaba também não ficam atrás. Agora, vamos falar dos benefícios da goiaba:

1- É antioxidante: A goiaba, incrivelmente, possui quatro vezes mais quantidade de vitamina c do que a laranja. Por isso é excelente para melhorar a imunidade e combater a proliferação de radicais livres no organismo, que são uma das principais causas de doenças graves, como câncer e doenças cardíacas.

2- Auxilia no controle do diabetes: A goiaba possui um alto nível de fibra dietética, que ajuda a reduzir os níveis de glicose no sangue.

3- Ajuda a regular a pressão arterial: Uma pesquisa publicada no American Journal of Cardiology revelou que, além de a goiaba ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL, ajuda ainda a reduzir a pressão arterial.

4- É boa para a tireoide: Os hormônios da tireoide são muito importantes para regular a energia e o metabolismo do corpo. E o cobre, mineral presente na goiaba, regula o metabolismo, ajudando a controlar a produção e a absorção de hormônios.

5- Combate o escorbuto: Conhecida também como a ‘’peste do mar’’, o escorbuto é uma doença grave, causada pela deficiência de vitamina C. Como vimos, a goiaba contém quatro vezes mais vitamina C do que a laranja.

6- Combate diarreia e disenteria: A goiaba tem propriedades adstringentes importantes para diminuir intestinos soltos e reduzir os sintomas da diarreia. Além disso, a goiaba tem propriedades desinfetantes e antibacterianas e, por isso, ajuda a combater a disenteria, inibindo o crescimento microbiano e removendo o muco extra dos intestinos. Além disso, outros nutrientes, como vitamina C, carotenoides e potássio, fortalecem o sistema digestivo ao mesmo tempo que o desinfetam.

7- Melhora a constipação: A goiaba é uma poderosa fonte de fibra alimentar e suas sementes servem como excelentes laxantes (o que evita a constipação). Ela ajuda ainda a reter a água no corpo e mantém o trato intestinal saudável.

8- Melhora a saúde mental: As vitaminas B, B3 e B6 aumentam o fluxo sanguíneo e estimulam a função cognitiva, além de contribuir para a função cerebral e nervosa.

9- Combate a tosse: O suco de goiabas, ou uma decocção de suas folhas, é excelente para aliviar tosses e resfriados, reduzindo o muco, desinfetando o trato respiratório, a garganta e os pulmões, e inibindo a atividade microbiana com suas propriedades adstringentes.

10- Auxilia no emagrecimento: A goiaba é cheia de fibras, não tem colesterol e contém um baixo número de carboidratos digestíveis. Essa combinação é a alternativa saudável perfeita para quem quer perder peso. Você pode incluir uma goiaba no seu café da manhã, por exemplo, para garantir a sensação de saciedade.

11- Faz bem à pele: Para garantir a beleza e a saúde da sua pele, coma a goiaba ainda verde ou enxágue a pele com uma decocção de suas folhas e frutos imaturos. Sua pele ficará tonificada, viçosa, com os poros fechados e livre de sinais de envelhecimento precoce.

12- Melhora a visão: A goiaba é rica em vitamina A, importante para a saúde ocular. Graças a isso, ajuda a retardar o aparecimento de catarata, degeneração macular e melhora a saúde geral dos olhos.

13- Diminui o estresse oxidativo do corpo: A vitamina C e outros fitonutrientes presentes na goiaba ajudam a reduzir e até eliminar os radicais livres, diminuindo o estresse oxidativo no corpo.

14- Faz bem aos dentes: O suco de folhas de goiaba é conhecido por aliviar dores de dente, curar gengivas inchadas e úlceras orais. Você pode consumir goiabas de várias maneiras: como suco, em pedaços em cima de iogurtes e durante o café da manhã. Não importa. O que, vale é incluir a fruta em sua dieta, seja para perder peso, seja para usufruir de todos os seus benefícios.

Este é um blog de notícias que contém tratamentos caseiros. Eles não substituem um especialista. Consulte sempre seu médico.

admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *