0

13 Remédios caseiros para emagrecer

Manter o peso ideal não é apenas uma questão de estética e autoestima, mas também de saúde. A estrutura corporal de cada pessoa possui um limite de peso que pode suportar para que consiga exercer todas as suas funções sem problemas. Veja os remédios caseiros para emagrecer que podem acompanhar sua reeducação alimentar.

Veja abaixo, algumas receitas que são um reforço natural para o seu processo de emagrecimento: Os 13 melhores remédios caseiros para emagrecer:

Aliás, falando em reeducação alimentar e mudanças de hábitos, antes de pensar que essas receitas são milagrosas, lembre-se que elas apenas vão colaborar com o seu emagrecimento. Para alcançar seu objetivo é necessário que você consulte um nutricionista para mudar seus hábitos alimentares e que comece a praticar atividade física regularmente.

1. Chá verde com gengibre A primeira sugestão de remédio caseiro para emagrecer é a combinação de chá verde com gengibre. Esses ingredientes fazem com que o metabolismo acelere e queime mais calorias durante a atividade física.

Ingredientes: Folhas de chá verde picadas e desidratadas: 1 colher (sopa); Água fervente: 2 xícaras (chá); Gengibre: 1 centímetro.

Modo de preparo: Assim que a água levantar fervura, coloque o chá verde e o gengibre em infusão, tampe e deixe a mistura repousar até que esteja morna; Depois beba uma xícara por vez, de preferência antes da atividade física. Evite tomar antes de ir dormir, pois o chá verde tem cafeína e pode atrapalhar a qualidade do sono.

2. Chá de hibisco com chapéu-de-couro: Esse remédio caseiro para emagrecer é diurético, ou seja, promove a eliminação do excesso de líquidos do organismo. Junto com esse efeito, ele também elimina as toxinas acumuladas que dificultam a perda de peso.

Ingredientes: Hibisco desidratado: 20 gramas; Chapéu-de-couro desidratado: 20 gramas; Água: 1 litro.

Modo de preparo: Coloque todos os ingredientes em uma panela; Quando ferver, deixe por 5 minutos depois desligue e abafe; Quando estiver morno, coe e beba ao longo do dia.

3. Suco de tomate: Seja por causa das vitaminas com ação antioxidante ou por inibir a vontade de comer doce, o tomate é um bom remédio caseiro para emagrecer. Veja como fazer o suco.

Ingredientes: Tomate: 5 unidades; Sal e pimenta preta: 1 pitada; Água: 100 ml.

Modo de preparo: Lave muito bem os tomates. Se preferir, abra-os ao meio e retire as sementes; Depois, bata tudo no liquidificador até fica bem líquido; Coe e beba um copo em jejum diariamente.

4. Chá de cavalinha com capim-limão: Outra opção de remédio caseiro para emagrecer é o chá de cavalinha com capim-limão, que é diurético e acelera o metabolismo.

Ingredientes: Água: 1 xícara (chá); Cavalinha: 20 gramas; Capim-limão: 1 colher (sopa).

Modo de preparo: Depois que a água levantar fervura, desligue o fogo, coloque as ervas e abafe; Quando estiver morno, coe o chá e beba em jejum ou antes da prática de atividade física. 5. Chá de gengibre, carqueja e casca de frutas.

Como você viu anteriormente, o gengibre tem o poder de acelerar o metabolismo, além de oferecer proteção ao sistema imunológico. As cascas das frutas vão ajudar no trânsito intestinal, processo que também é fundamental para o emagrecimento.

Ingredientes: Gengibre ralado: 1 colher (sopa); Casca de abacaxi: ½ unidade; Casca de laranja: 1 unidade; Carqueja: 1 colher (sopa); Água: 1 litro.

Modo de preparo: Lave muito bem as cascas das frutas; Em uma panela, coloque a água, as cascas, o gengibre e deixe ferver durante 3 minutos; Desligue o fogo, adicione a carqueja, tampe e deixe repousar por 5 minutos; Depois é só coar e beber ao longo do dia.

6. Chá verde com folha de amora e canela: Mais uma vez o chá verde entra em cena, mas agora seu efeito termogênico se une com a canela. As folhas de amora ajudam a diminuir a fome e a eliminar as toxinas.

Ingredientes: Água fervente: 150 ml; Chá verde: 1 colher (sopa); Canela: 1 pau.

Modo de preparo: Assim que a água levantar fervura, desligue o fogo. Coloque todos os demais ingredientes em infusão, abafe e deixe descansar por 3 minutos; Depois é só coar o chá e beber.

7. Chá mate com limão: O chá mate com limão aumenta a sensação de saciedade, devido a seu efeito diurético, e provoca a queima de gordura, aumentando o metabolismo.

Ingredientes: Chá mate: 2 colheres (chá) de folhas secas; Limão: 1 unidade; Água: 1 litro.

Modo de preparo: Leve a água ao fogo e logo que as primeiras bolhinhas começarem a aparecer, adicione a erva; Desligue o fogo e tampe a panela; Deixe descansar por 10 minutos; Adicione o limão quando for tomar. Esse chá pode ser guardado na geladeira por, no máximo, 24 horas. Depois disso, perde suas propriedades.

8. Chá de hibisco com canela: O chá de hibisco com canela é um dos remédios caseiros para emagrecer, pois ajuda a evitar a retenção de líquidos e a desinchar o corpo, devido a suas propriedades diuréticas.

Ingredientes: Hibisco: 1 colher (sopa); Cavalinha: 1 colher (sopa); Água: 1 litro; Canela: 1 pau.

Modo de preparo: Esquente a água; Logo antes de ferver, adicione os outros ingredientes; Desligue o fogo, tampe e deixe descansar por 10 minutos; Para beber, coe.

9. Água de berinjela: A água de berinjela, além de possuir efeito diurético, possui importante papel no combate ao colesterol, sendo muito eficaz para o emagrecimento.

Ingredientes: Berinjela: 1 unidade; Água: 1 litro.

Modo de preparo: Deixe a berinjela de molho na água por, pelo menos, 6 horas; Passado esse tempo, bata no liquidificador; Adoce se achar necessário e pronto.

10. Chá de gengibre com abacaxi: Ainda bem o gengibre tem um sabor muito bom, pois ele está presente em várias das receitas de remédios caseiros para emagrecer. Fica ainda mais saboroso ao adicionar o abacaxi que é uma riquíssima em água e em fibras, favorecendo a eliminação de toxinas acumuladas, tanto pela urina quanto pelas fezes.

Ingredientes: Casca de laranja: 1 unidade; Casca de abacaxi: ½ unidade; Gengibre fresco ralado: 1 colher (sopa); Carqueja desidratada: 1 colher (sopa); Água: 1 litro.

Modo de preparo: Comece lavando muito bem as cascas das frutas, deixando-as de molho em água com um pouquinho de água sanitária e depois enxaguando muito bem; Leve ao fogo a água com as cascas e o gengibre e deixe fervendo durante 3 minutos; Desligue o fogo, adicione a carqueja, tampe e espere 5 minutos. Depois coe e beba, de preferência antes da atividade física.

11. Chá de alcachofra com feno-grego: O chá com esses dois ingredientes entra na lista dos remédios caseiros para emagrecer, porque ajuda a soltar o intestino preso e a manter o estômago saciado até a próxima refeição.

Ingredientes: Sementes de feno-grego: ½ colher (chá); Folhas secas de alcachofra: 1 colher (chá); Água: 150 ml; Pimenta: 1 pitada.

Modo de preparo: Comece fervendo a água. Depois coloque os demais ingredientes, tampe a xícara e deixe a mistura em repouso por 10 minutos; Ao passar esse tempo, coe e beba. Faça uma xícara por vez, mas tome até 3 vezes ao dia.

12. Suco verde: O suco verde é uma das opções mais conhecidas de bebida detox para ajudar a eliminar o inchaço no corpo. Os ingredientes são ricos em vitaminas, minerais e fibras, essenciais para retirar tudo o que de ruim estiver acumulado no organismo dificultando o emagrecimento.

Ingredientes: Couve: 3 folhas; Gengibre: 1 pedaço pequeno; Laranja: 1 unidade; Água gelada: 300 ml.

Modo de preparo: Primeiro lave bem as folhas de couve e a casca do gengibre; Depois coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem até virar o suco. Beba metade na hora e a outra metade entre a próxima refeição, sem coar e sem adoçar. Não guarde esse suco para o dia seguinte.

13. Chá de sene: O chá de sene é um poderoso laxante, então precisa ser usado com muito cuidado. Os laxantes estimulam a evacuação, mas esse não deve ser um movimento forçado do intestino, e sim natural. Então esse chá é recomendado para quando estiver alguns dias sem conseguir ir ao banheiro, mas não deve ser usado sempre. Ele ajuda a emagrecer porque remove as toxinas acumuladas e reduz o inchaço.

Ingredientes: Folhas picadas de sene: 1 colher (sopa); Água: 1 xícara (chá).

Modo de preparo: Coloque a água para ferver e desligue assim que entrar em ebulição; Misture as folhas, tampe a xícara com um pires e deixe em infusão até amornar; Beba em seguida e cuidado para exagerar nas fibras nesse dia, pois poderá ter uma forte diarreia. Evite esse chá se tiver problemas de intestino.

Cuidados a ter: Essas receitas de remédios caseiros para emagrecer não são recomendadas para quem possui pressão baixa, pois as ervas possuem o poder de diminuir a pressão arterial. Além disso, vale ressaltar que o chá verde possui cafeína, não sendo recomendado o seu consumo durante a noite.

Vale lembrar que por serem receitas diuréticas, esses chás aumentam a vontade de urinar, sendo sempre importante manter uma boa frequência urinária ao consumir esses chás.

Dicas para emagrecer de forma saudável: Embora esses remédios caseiros para emagrecer exerçam um papel importante na dieta, é importante que haja uma mudança de hábitos para perder peso, como a prática de exercícios físicos e uma alimentação balanceada. Sendo assim, confira mais essas dicas para facilitar a perda de peso.

Pratique atividades físicas: Os exercícios físicos são muito importantes para a perda de peso, pois não adianta manter uma dieta muito rigorosa e não gastar calorias. A atividade física é a grande responsável pela queima de calorias do organismo, acelerando o metabolismo e moldando outra forma física.

Coma muitas fibras: Os alimentos ricos em fibras proporcionam maior saciedade, fazendo com que a fome demore mais de aparecer. Isso ajuda bastante no emagrecimento, diminuindo a frequência de comidas que possam engordar. As principais fontes de fibras são:

Frutas; Arroz integral; Trigo; Centeio; Cevada; Aveia; Feijões; Lentilha; Grão de bico; Ervilha; Chia; Linhaça. Coma regularmente.

Pode parecer estranho, mas é importante comer com uma certa frequência, pois isso manterá seu metabolismo funcionando o dia inteiro. Isso dá mais saciedade, diminui a fome fora de hora e impede grandes exageros nas refeições principais. Para isso, é importante que se faça lanchinhos em um intervalo entre cada refeição, de aproximadamente 3 em 3 horas.

Evite dietas radicais: Algumas pessoas acham que dietas que cortam drasticamente as calorias ou retiram totalmente algum outro componente, como os carboidratos, são maravilhosas e trazem imensos benefícios para o emagrecimento. Porém, isso pode ser falso. O ideal é que haja um processo bem pensado de reeducação alimentar, sempre acompanhado por um profissional.

Saiba que a perda excessiva e rápida de peso pode significar que você não está na dieta mais adequada. É muito comum que se retorne ao antigo peso depois de um tempo, o efeito sanfona.

Além disso, a alimentação monótona e com pouca variedade de alimentos não traz todos os nutrientes que o corpo precisa. O corpo passa a apresentar carência de alguns nutrientes essenciais, o que pode gerar problemas e doenças diversas.

Consuma alimentos termogênicos: Os alimentos termogênicos são responsáveis por acelerar o metabolismo, facilitando a queima de gordura, sendo bons complementos para os remédios caseiros para emagrecer. Confira abaixo alguns alimentos termogênicos:

Pimenta; Chá verde; Canela; Gengibre; Café.

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *